Acionar a gestão estratégica é alternativa eficaz em tempos de instabilidade econômica

A Gestão estratégica apresenta a direção que a empresa deve tomar em diferentes cenários. Mesmo com o consumo prejudicado pela crise, algumas atitudes tomadas por parte de quem está à frente de cada empresa podem definir o rumo do negócio. O momento de incertezas exige que o empreendedor desenvolva um olhar crítico sobre o seu negócio, além de buscar capacitação formal e ampliar o seu conhecimento na área de atuação. Essas atitudes são definidas através de ferramentas vindas da ciência da administração.


Durante a crise é comum uma mudança de comportamento do consumidor. A gente costuma dizer que o consumo tem uma curva que dificilmente se altera, aquele consumo continua, mas há uma procura pelo custo menor. O empresário deve oferecer alternativas para reduzir os custos sem que esse novo preço do produto venha com um componente de queda de qualidade. Isso é a reengenharia da gestão estratégica.


Condutas simples como revisar o mix de produtos da empresa regularmente ajuda o gestor ter uma visão mais clara do que está saindo ou não. Menos é mais. As empresas tendem a ampliar demais o portfólio de produtos na ânsia de vender mais e cobrir as suas deficiências. Isso faz perder o foco, e as energias se dispersam perdendo resultado.


Na gestão estratégica as empresas aprendem a reduzir custos e adotar medidas que agreguem valor ao seu produto, sempre buscando processos mais inteligentes, medindo a produtividade com o objetivo de aumentar a lucratividade.


Posted in

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Businessman giving high five to businesswoman at office, partners celebrating good successful teamwork result, business team happy with job well-done, business achievement, company growth, side view

Acionar a gestão estratégica é alternativa eficaz em tempos de instabilidade econômica

A Gestão estratégica apresenta a direção que a empresa deve tomar em diferentes cenários. Mesmo com o consumo prejudicado pela crise, algumas atitudes tomadas por parte de quem está à frente de cada empresa podem definir o rumo do negócio. O momento de incertezas exige que o empreendedor desenvolva um olhar crítico sobre o seu …

Acionar a gestão estratégica é alternativa eficaz em tempos de instabilidade econômica Leia mais »

Closeup portrait of young Asian man thinking on project and sitting at table with clipboard and blurred cafe interior in background

O que você precisa saber antes de abrir um negócio

Muitos sonham em ter seu próprio negócio. A possibilidade de trabalhar com aquilo que gosta tendo ainda a oportunidade de ser seu próprio chefe é o sonho de 77% dos brasileiros, segundo pesquisa encomendada pela Herbalife Nutrition e conduzida pela OnePoll. O fato é que nem todos chegam lá: apenas 21% conseguem materializar esse sonho. …

O que você precisa saber antes de abrir um negócio Leia mais »