Lei da Reciprocidade nos Negócios

Ao iniciar essa leitura você até pode ser movido a pensar que vamos falar de espiritualidade, de forças universais ou de algo “étereo” que contribui com os negócios.

Nesse artigo vamos a um caminho muito mais pragmático, para compreender como a lei da reciprocidade pode de fato ajudar você e sua empresa a ter mais sucesso.

Imagine você empresário, ao invés de focalizar toda sua energia em vender mais, canalizar uma boa parte dela para ajudar que outros empresários tenham muito sucesso, ou seja, ajudando-os de todas as formas, seja com um acolhimento, um conselho ou até uma indicação de cliente. 

Ao promover essa ação de forma contínua, certamente muitas dessas pessoas irão expressar gratidão. E, não há dúvida, que a melhor forma de retribuir é oferecer algo similar. Então para cada um que você contribui com novos clientes, certamente o retorno será algo idêntico, um novo cliente para você.

Ou seja, partindo do conceito essencial da reciprocidade, o que você faz, lhe retorna na mesma proporção. Então, quanto mais contributivo for você, mais outras pessoas contribuirão.

Como consultor, tenho alcançado um sucesso muito grande em vender serviços, e o maior segredo de minhas vendas, nunca foi a habilidade de argumentação, ou a prática perfeita de técnicas de vendas. O que faço ao visitar alguém é entender de seu negócio, de suas necessidades e oferecer algum auxílio. Nessas visitas somente falo do que eu faço, se realmente a pessoa perguntar. E, afirmo que em 100% das conversas não apenas perguntando, mas se interessam profundamente, porque também me interessei por elas.

Então, você não precisa vender. Você precisa contribuir, e se contribui certamente irá vender muito. Com mais clientes, mais faturamento, mais contatos e mais capacidade de ajudar. E o ciclo da lei de reciprocidade se intensifica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Businessman giving high five to businesswoman at office, partners celebrating good successful teamwork result, business team happy with job well-done, business achievement, company growth, side view

Acionar a gestão estratégica é alternativa eficaz em tempos de instabilidade econômica

A Gestão estratégica apresenta a direção que a empresa deve tomar em diferentes cenários. Mesmo com o consumo prejudicado pela crise, algumas atitudes tomadas por parte de quem está à frente de cada empresa podem definir o rumo do negócio. O momento de incertezas exige que o empreendedor desenvolva um olhar crítico sobre o seu …

Acionar a gestão estratégica é alternativa eficaz em tempos de instabilidade econômica Leia mais »

Closeup portrait of young Asian man thinking on project and sitting at table with clipboard and blurred cafe interior in background

O que você precisa saber antes de abrir um negócio

Muitos sonham em ter seu próprio negócio. A possibilidade de trabalhar com aquilo que gosta tendo ainda a oportunidade de ser seu próprio chefe é o sonho de 77% dos brasileiros, segundo pesquisa encomendada pela Herbalife Nutrition e conduzida pela OnePoll. O fato é que nem todos chegam lá: apenas 21% conseguem materializar esse sonho. …

O que você precisa saber antes de abrir um negócio Leia mais »