Como fazer sua equipe vender mais I

No artigo anterior enfoquei a importância da estruturação de objetivos de vendas das equipes de externas.
Nesse, trataremos especificamente de equipes internas, muito comuns ao varejo, e às operações de televendas.

Enquanto as equipes externas enfrentam um conjunto de adversidades e de características mercadológicas que diferenciam o potencial da região que atuam, as equipes internas têm, em geral, condições de igualdade para alcançar objetivos.

Então, a formulação dos objetivos para essas equipes segue uma lógica um tanto diferente, pois, será muito mais consistente determinar objetivos comuns a todos.

Ao adotarmos a prática de objetivo individual unificado acabamos nos deparando com as diferenças de desempenho dos colaboradores já existentes. Na maioria dos casos há sempre um campeão destacado, e um “lanterna”, que independentemente do tempo de empresa, ocupa sempre a última colocação no ranking de vendas.

Nossa proposta preconiza que não podemos ter nenhum dos dois em equipes internas. Precisamos equalizar objetivos, de forma a fazer com que todos o alcancem. Demonstrar que, em igualdade de condições, todos podem, e devem, ser talentos da empresa.

Seguimos a lógica de “dream teams”, onde, ao invés de um astro, buscamos a formação de uma constelação.

Para que esse programa, de objetivo unificado, funcione você precisa de alguns passos:

Determine objetivos alcançáveis, representando um desafio pequeno nas primeiras edições de metas.Dê subsídios de acompanhamento ao vendedor, oferecendo a possibilidade de acompanhar diariamente seu desempenho, através de diversos indicadores: vendas totais, positivação, mix de produtos, ticket médio, tendência, dentre tantos outros.Realize, ao menos, uma entrevista semanal com cada vendedor, dedicando, no mínimo, 15 minutos para reflexão sobre o desempenho.Nessa entrevista, passe orientações e dicas de como chegar lá. Divida com cada um o resultado da equipe, demonstrando as metas são alcançáveis.Cobre os resultados constantemente e aumente o desafio, de forma bem homeopática. Traga a equipe junta – faça a constelação.

Certamente você enfrentará críticas, pois a meta individual unificada levará a certos desequilíbrios, tais como ficar fácil demais para alguns, e visivelmente longe para outros.

Mas é possível administrar isso, através de técnicas adequadas de gerenciamento de equipes, motivação, e orientação.

No conjunto essa técnica tem a mesma base conceitual do trabalho com as equipes externas, que denominamos “içamento”.

O içamento consiste em trazer todos para um patamar desejar, ou seja, içar cada membro de sua equipe para o que se espera.

Talvez você tenha que fazer alguns esperarem os demais serem içados, e, por isso, utilize-os como elementos motivadores daqueles que precisam chegar lá.

Posted in

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Businessman giving high five to businesswoman at office, partners celebrating good successful teamwork result, business team happy with job well-done, business achievement, company growth, side view

Acionar a gestão estratégica é alternativa eficaz em tempos de instabilidade econômica

A Gestão estratégica apresenta a direção que a empresa deve tomar em diferentes cenários. Mesmo com o consumo prejudicado pela crise, algumas atitudes tomadas por parte de quem está à frente de cada empresa podem definir o rumo do negócio. O momento de incertezas exige que o empreendedor desenvolva um olhar crítico sobre o seu …

Acionar a gestão estratégica é alternativa eficaz em tempos de instabilidade econômica Leia mais »

Closeup portrait of young Asian man thinking on project and sitting at table with clipboard and blurred cafe interior in background

O que você precisa saber antes de abrir um negócio

Muitos sonham em ter seu próprio negócio. A possibilidade de trabalhar com aquilo que gosta tendo ainda a oportunidade de ser seu próprio chefe é o sonho de 77% dos brasileiros, segundo pesquisa encomendada pela Herbalife Nutrition e conduzida pela OnePoll. O fato é que nem todos chegam lá: apenas 21% conseguem materializar esse sonho. …

O que você precisa saber antes de abrir um negócio Leia mais »